sexta-feira, 11 de maio de 2018

Por que as coisas existem? - Filosofia

Teoria do Conhecimento
A existência da realidade

Teoria do conhecimento (ou epistemologia) é o ramo da filosofia que estuda a capacidade humana de conhecer a realidade.

“O pensador”, obra de Auguste Rodin, retrata um homem em profunda meditação, uma referência ao pensar e também à luta contra “uma poderosa força interna”.


Muitos pensadores, a começar pelos pré-socráticos, dedicaram-se à reflexão filosófica tendo como fio condutor a realidade, construindo a filosofia como cosmologia.
Heráclito, por exemplo, afirmava ser impossível conhecer a realidade concreta, pois existe uma diferença entre o que percebemos e o que entendemos. 
Parmênides criou a teoria do ser, segundo a qual toda mudança é ilusória, pois a essência do ser é sempre a mesma. 
Já Demócrito, a partir do atomismo, dizia que a realidade era constituída por átomos.

Na opinião dos sofistas, tudo não passava de uma questão retórica, da linguagem, que pode modificar a percepção da realidade por meio do discurso, enquanto o pensamento socrático demonstrava que a realidade era mais complexa: só se conhece a verdade afastando-se das ilusões perpetuadas pelos sentidos, como expressa a alegoria da caverna.

Vamos ver como surgiram as perguntas responsáveis pela criação de diversas teorias acerca do conhecimento, além de apresentar o modo como essas questões foram elaboradas pelos filósofos da antiguidade. Vamos lá então!?
 








Resultado de imagem para sofia e os sofistas


Pesquise e Estude sobre:



Nenhum comentário:

Atualizações do Instagram

Topo