segunda-feira, 19 de novembro de 2018

O ENEM vai Mudar!!!


Em entrevista, a presidente do INEP falou sobre as mudanças do ENEM para 2020. Neste vídeo o professor Jubilut comenta essas mudanças e explica como a plataforma do Biologia Total vai se preparar para elas.
Um bom resultado Enem pode abrir portas para o ensino superior também por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No modelo atual, são aplicadas uma redação e quatro provas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática em dois domingos consecutivos.

Em sua opinião, o conteúdo pode estar de acordo com o que é ensinado nas escolas particulares, mas os estudantes da rede pública de ensino ainda têm dificuldades para acompanhar. “O ensino das escolas públicas é muito fraco para o tipo de conhecimento que as provas exigem. É necessário aumentar a qualidade da educação básica nas escolas públicas para que os estudantes, independente da prova do Enem, possam adquirir conhecimentos mais avançados”, analisa o estudante. 
  
Este ano, as avaliações serão realizadas nos dias 04 e 11 de novembro. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aproximadamente 5,5 milhões de pessoas se inscreveram na edição de 2018: cerca de 3,52 milhões de participantes isentos e 1,99 milhões de pagantes. Entre os contemplados com a isenção, 39,7% declararam ter cursado todo o ensino médio em rede pública ou ter sido bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou menor que um salário mínimo e meio (Lei 12.799/13); e 19,2% eram concluintes do ensino médio em escola da rede pública. 


Por que as mudanças do Enem dependem da BNCC?


A BNCC é um documento normativo que estabelece “o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica”. Os conteúdos que devem ser ensinados nas escolas são determinados pelo documento, que orienta as instituições em relação aos conhecimentos, às competências e habilidades essenciais a serem aperfeiçoadas em cada nível educacional. 

última versão da BNCC do ensino médio foi entregue pelo Ministério da Educação ao Conselho Nacional de Educação (CNE) em abril de 2018. Em maio, aconteceu, em Florianópolis (Santa Catarina), a primeira audiência pública sobre o tema, válida para a região Sul do Brasil. Desde então, a proposta foi discutida em São Paulo (São Paulo), Fortaleza (Ceará) e Belém (Pará). A quinta e última audiência pública está prevista para 14 de setembro, em Brasília (Distrito Federal).
Fonte: E+B Educação | Tunísia Cores

E o que você acha sobre essa mudanças? Comente e compartilhe!!

Nenhum comentário:

Atualizações do Instagram

Topo